quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bate-Bola DIA DO PUBLICITÁRIO (O1 Fevereiro)

A SET BLUE Produções e Marketing atua desde eventos corporativos a ações de Marketing Promocional. Tem em sua equipe profissionais qualificados para tal ações.
Não poderíamos deixar passar em branco o Dia do Publicitário, que comemorou-se dia 01 de Fev.
Selecionamos alguns profissionais do ramo e fizemos um bate-bola com eles.

Bate-Bola com FERDINANDO DANTAS

SET BLUE: 1) O que traz mais destaque a um bom publicitário? O talento ou o relacionamento com mercado? 
Ferdinando: Uma dose balanceada de ambos requisitos é o ideal, pois de nada adianta ter a faca e não ter o queijo na mão. Conheço casos de talentos que se perderam dentro de suas próprias excentricidades e falta de diplomacia com colegas e clientes, como também histórias de pessoas que possuiam uma vasta e promissora rede de contatos mas que nunca chegaram a dizer a que vieram. 
 
SET BLUE: 2) O que todo publicitário quer e não tem?  
Ferdinando: Reconhecimento justo. Principalmente no mercado local paraibano, alguns clientes pechincham abusivamente, reclamam exaustivamente e muitas vezes nao sabem sequer o que exigir de um determinado job. Dessa forma, a falta de valorização compromete diretamente a qualidade dos trabalhos executados. Sem estímulo, não há determinação que resista.

SET BLUE: 3) Quem quer ser publicitário tem de ter o que? 
Ferdinando: Vocação. Você pode ser hábil nas ferramentas, possuir uma gama de clientes interessantes e até vontade de se firmar no meio publicitário, mas nada disso adianta se você não tiver jogo de cintura e uma boa garganta para engolir alguns sapos que surgem ao longo da estrada de tijolos amarelos que leva a Cannes.
Resumo Profissional de Ferdinando: "Meu nome é Ferdinando Dantas, sou formado em Publicidade & Propaganda e possuo especialização em Marketing & Publicidade. Minha área de atuação é publicidade para televisão, embora já tenha transitado em outras esferas da comunicação, tais como redação publicitária, marketing político e obras de cinema de curta e longa duração. Dessa forma, trabalho com produção, assistência de direção e direção de VTs. A minha ligação com agências de propaganda acontece através de trabalhos específicos (frilas e campanhas políticas), pois sou uma pessoa que adora o processo criativo, mas que ama ainda mais um set de filmagem - o que me torna mais próximo às produtoras de vídeo. Paralelo a isso, desenvolvo meus trabalhos autorais nas áreas de vídeo e fotografia."

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bate-Bola com GERMANA SAMARA - Três Comunicação

SET BLUE: 1)  O que traz mais destaque a um bom publicitário? O talento ou o relacionamento com mercado?
GERMANA: Com talento e criatividade, o destaque e o reconhecimento vêm como consequência. São coisas que ninguém tira de você e independem da agência ou mercado que esteja atuando. Mas também não podemos esquecer que trabalhamos com comunicação e o mercado exige nossa constante atualização, envolvimento e conhecimento. Eu considero uma obrigação se informar e conhecer as agências, os profissionais envolvidos e acompanhar o que os principais clientes do mercado estão fazendo. Isso faz com que ajude não só nas prospecções, mas também no crescimento profissional. Quando alguém envia uma pasta em busca de uma vaga, pode ter certeza que não olhamos apenas o trabalho. Pesquisamos sobre o perfil e a personalidade da pessoa, já que isso reflete diretamente no nosso dia a dia. É fundamental que a pessoa saiba trabalhar em equipe, respeite os processos e os colegas de agência. Vivemos uma rotina muitas vezes estressante, logo precisamos de companheiros de trabalho que ajudem a aliviar a pressão e a resolver os pepinos que surgem. Dificilmente alguém será indicado ou receberá uma oportunidade em uma agência só porque é amigo de alguém lá dentro se for uma pessoa com quem é difícil de se trabalhar, mesmo que seja um profissional super competente na sua área. Por isso, acredito que talento e relacionamento devem andar sempre de mãos dadas.


SET BLUE: 2) O que todo publicitário quer e não tem?

GERMANA:Mais respeito pela profissão. A gente quando vai ao médico, por exemplo, não questiona o tratamento que ele indica. Fazemos tudo sempre direitinho e ouvimos cada conselho com toda a atenção. Infelizmente na Propaganda nem sempre é assim. A maioria acha que pode chegar e opinar na escolha da tipologia, da cor ou simplesmente dizer que sonhou com uma ideia brilhante. Já presenciei alguns clientes chegarem super empolgados e dizer: “Já tenho a ideia da campanha”. Bem, então por que procurou uma agência? Claro que atitudes assim são reflexo de uma postura errada adotada por algumas agências, que, por medo de defender o que pensam e perder o cliente, acabam acatando a maioria dos seus desejos, mesmo que insanos. Precisamos passar conhecimento e segurança para o cliente. Fazer o que ele realmente precisa, e não apenas aquilo que vai render uma maior comissão. Acredito que aqui também seja necessária uma autocrítica do mercado de passar a querer resolver o problema de comunicação do cliente, procurar saber exatamente do que ele precisa. Quando o cliente vê sua agência empenhada nesse sentido ele passa a confiar muito mais em seu trabalho e deixa a publicidade por conta dos publicitários.

SET BLUE: 3) Quem quer ser publicitário tem de ter o que?
GERMANA: Paixão. É paixão que faz a gente trabalhar com prazer, tornar o ambiente de trabalho um local mais agradável e divertido, devorar livros e revistas, catar todas as novidades do mercado, buscar referências, ficar louco pra ver aquela nova campanha e dormir e acordar pensando em uma ideia. Além disso, você tem que gostar de aprender, ser um eterno curioso, trazer um pouco da sua vida pessoal para o trabalho, saber somar e dividir seus conhecimentos. E, principalmente, aprender a conviver com pressão, insegurança, ansiedade, frustração e ego.


A Equipe @Set_Blue agradeçe a atenção do Ferdinando e da  Germana em responder ao nosso bate-bola.
Grande abraço!!!
E até a próxima.